5 dicas para fidelizar clientes

Em um mercado cada vez mais concorrido, não basta apenas atrair novos clientes, é necessário fidelizar.

fidelizar clientes

Devo conquistar novos clientes? Sim, mas fidelizar também. O problema é que algumas empresas ficam tão condicionadas a atrair novos clientes que se esquecem de dar valor para aqueles que já consomem seus produtos ou serviços.

O mundo dos negócios sabe ser bastante sedutor, portanto, não caia na ideia de que o seu cliente jamais cederá às tentações da concorrência. Invista na fidelização do seu cliente!

É importante ressaltar que a estratégia de fidelização é um investimento que fará sua empresa se destacar no mercado, garantindo a continuidade de suas negociações, afinal, o cliente fiel levará a boa imagem da sua empresa para o mercado.

Além disso, manter um cliente pode ser mais barato que conquistar um novo. Mas como fidelizar clientes? Confira abaixo 5 dicas:

1. Conheça o seu cliente

O primeiro passo para a fidelizar clientes é conhecer todas as características do seu cliente. Busque compreender os objetivos e metas que ele possui, a sua “dor”, a melhor forma de pagamento, entre diversos detalhes.

Através desses conhecimentos você poderá agir da melhor maneira. Mas como assim? Simples, com todas as informações coletadas, você saberá exatamente o que ofertar para determinado cliente de maneira que não poderá recusar.

Dica: Crie um cadastro de clientes. Neste cadastro, além de endereço e telefone, você poderá saber dados pessoais do seu cliente. Não se esqueça de mantê-los atualizados.

2. Tenha um atendimento diferenciado

Atenda o cliente, como ELE gostaria de ser atendido!

Tenha uma equipe que entenda como o cliente gosta de ser tratado, que não insiste e que capte todos os sinais dados pelo futuro comprador.

“Atendimento ao cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma postura a ser cultivada. ” – Mário Persona, escritor, consultor e professor de comunicação e marketing brasileiro.

Lembre-se: você pode perder um cliente por conta de um mau atendimento.

3. Tenha canais de comunicação eficazes

O seu cliente precisa te encontrar de maneira rápida e eficiente, portanto, é muito importante que o seu cliente tenha meios fáceis de entrar em contato com você.

Se o primeiro contato for através do seu site, procure mantê-lo atualizado e visível; se for por telefone, não demore muito para atender; por e-mail, verifique sempre sua caixa de entrada.

Dica: Valorize a relação com o cliente. Se o canal de comunicação que a sua empresa utiliza não for eficaz, o treinamento de uma equipe de atendimento pode ser em vão.

4. Monitore suas ações

O 4º passo para a fidelização de clientes é monitorar todas as ações da sua empresa.  O monitoramento permite avaliar o erro que a sua empresa está cometendo; o que precisa ser alterado; entre outras vantagens.

Dica: Quanto mais você monitora, mais conhecimento tem sobre o seu público.

5. Crie programas de ofertas

O 5º e último passo é a criação de promoções para clientes que demonstrem interesse no seu produto.

Ofereça vantagens para os seus seguidores do Facebook, Twitter e/ou Instagram; avise para clientes interessados a chegada de um novo produto; crie uma promoção especial para determinado segmento; enfim, use e abuse das ideias.

Dica: Busque diferenciais. Fuja da mesmice e busque inovar nos seus produtos e/ou serviços.

Agora se sente preparado para criar uma estratégia de fidelização? Conte-nos o que achou das dicas e compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

Deixe seu recado abaixo, ou ainda nos ligue:
(15) 3359-7069

Pronto! Recebemos sua mensagem. Em breve entraremos em contato!

Hmmm.. Não está faltando alguma coisa?