Estresse no trabalho: Como evitar?

“Todo estresse só é negativo quando se torna excessivo. ” – Camila Montandon, especialista em Terapias Integrativas.

Lidar com prazos, equipe, estratégia, cobranças e rotina, pode te colocar de frente com um inimigo bem comum: o estresse.

como evitar estresse

O ambiente de trabalho exige muito de nós, não é mesmo? São prazos a cumprir, equipe para administrar, campanhas a elaborar, pessoas a lidar e, claro, chefe a encarar. O problema é quando tudo isso deixa de ser cansaço e passa a ser estresse.

Uma pessoa que está sofrendo com o estresse no trabalho, pode comprometer sua saúde e, consequentemente, diminuir seu rendimento profissional. O excesso de tarefas, a tensão, a dificuldade em conseguir conciliar a vida pessoal com profissional e conflitos com pessoas da equipe são grandes fatores que podem gerar essa exaustão.

Mas como distinguir cansaço de exaustão?

Quem sofre de estresse, normalmente, apresenta alguns sintomas como: sono excessivo ou insônia, tensão muscular, dificuldade de atenção e concentração, alteração no apetite ou doenças físicas, como hipertensão, gastrite, problemas no coração e alterações no sistema imunológico.

Mas calma, nem tudo está perdido! Sabia que o estresse pode ser prevenido com algumas mudanças simples no seu cotidiano? Confira algumas dicas a seguir:

Se organize

Algumas pessoas se sobrecarregam com tarefas da empresa por serem desorganizadas e é nessa hora que o pânico bate. Se você se encaixa nesse perfil, aconselho a criar um cronograma que te permita visualizar todas as tarefas que precisam ser cumpridas e estabelecer prazos de entrega. Desta forma você facilita o trabalho e não se estressa.

Conheça seus limites

Estabeleça prioridades e não se sobrecarregue.

Se você recebe uma carga de trabalho muito maior do que pode realizar, é o momento de conversar com o seu superior. Se você quer fazer tudo sozinho, é hora de confiar mais na sua equipe e distribuir algumas tarefas.

É melhor um trabalho bem feito, do que dois ou três meia-boca. Certo?

Faça atividades fora do trabalho

É muito importante se dedicar ao trabalho, mas você não pode deixar sua vida pessoal de lado. Uma ótima maneira de fugir do estresse é fazer o que te dá prazer.

Em seu tempo livre, busque se divertir. Vá ao cinema, saia para bater papo com os amigos, jogue bola, viaje, namore. Enfim, faça atividades que te relaxem.

Agora que você já sabe como evitar o estresse no trabalho, mãos à obra!

Não se esqueça de compartilhar sua experiência nos comentários abaixo.

Deixe seu recado abaixo, ou ainda nos ligue:
(15) 3359-7069

Pronto! Recebemos sua mensagem. Em breve entraremos em contato!

Hmmm.. Não está faltando alguma coisa?