Coisas que você precisa saber sobre criatividade

“Você quer passar o resto da sua vida vendendo água com açúcar ou você quer ter a chance de mudar o mundo? ” – Steve Jobs

Criatividade

Segundo o dicionário Aurélio, criatividade significa “criar algo novo; tirar do nada; inventar; dar princípio a; fundar; estabelecer…” Para o mercado, a criatividade é a capacidade de resolver problemas de maneiras que nunca foram vistas.

Muitas pessoas vivem com o pensamento de que não nasceram criativas, mas talvez, estejam erradas. Você se considera uma pessoa criativa? Se a resposta foi não, respire fundo e leia com atenção:

Criatividade não é um dom

Não nascemos com selo de criatividade, mas desenvolvemos com o tempo. Claro que existem pessoas que possuem mais facilidade para criar algo novo, mas a questão é que todo mundo pode ser criativo, basta se permitir.

Praticamos a criatividade todos os dias, mesmo sem perceber. Seja inventando uma desculpa ou não, a verdade é que para resolver problemas usamos e abusamos da criatividade.

A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração. – Thomas Edison

Sabendo que não nascemos criativos, que tal buscar métodos para se tornar?

Tenha repertório

Não adianta tentar controlar o seu cérebro e direcionar seus pensamentos. A criatividade precisa de liberdade para conquistar espaço na sua mente.

Saia do casulo, busque novidades. Você escuta sertanejo todos os dias? Ouça um pouco de funk. Gosta de ler sobre economia? Leia também sobre tecnologia. Assiste filmes de comédia? Veja também uma ficção cientifica. Você não precisa gostar de tudo, mas seria interessante conhecer ideias diferentes.

A criatividade está ligada ao seu repertório, ou seja, sempre que for criar algo carregará toda a sua bagagem de vida junto. Exemplo: Se você escuta apenas sertanejo, terá ideias voltadas ao mundo country.

Não tenha medo de errar

O brainstorm faz parte do processo criativo e é nessa etapa em que devemos dar todas as ideias, mesmo que num primeiro momento seja vista como bobagem.

Algumas pessoas perdem a chance por terem medo de falar, portanto nunca tenha medo de errar, mas sim de não arriscar e perder oportunidades reais.

Lembre-se: O maior inimigo da criatividade é o medo.

Neste vídeo o humorista Murilo Gun dá dicas de criatividade de uma forma bastante descontraída e explicativa. Vale a pena conferir: http://bit.ly/1JYm6xl

E agora, você se considera uma pessoa criativa?

Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

Deixe seu recado abaixo, ou ainda nos ligue:
(15) 3359-7069

Pronto! Recebemos sua mensagem. Em breve entraremos em contato!

Hmmm.. Não está faltando alguma coisa?