Devo investir na publicidade em tempos de crise?

“Não tenho como garantir que a situação em 2016 vai ser maravilhosa”, afirma Dilma.

Assim como 2015 foi conturbado, 2016 não promete grandes mudanças e no caminhar da crise, algumas empresas tomam decisões precipitadas e perdem posicionamento no mercado.

publicidade

Em tempos de crise econômica decisões são tomadas para amenizar o impacto dentro da empresa e a primeira ação gira sempre em torno de reduzir gastos.

O departamento de marketing e publicidade, na maioria dos casos, é o primeiro a ter a verba cortada. A lógica que muitos empreendedores seguem é a que investir na publicidade em tempos de crise é jogar dinheiro fora.

Vale mesmo a pena deixar de investir na publicidade?

A resposta é não. Sumir da mídia não é a melhor solução, afinal lembramos daquilo que vemos. Antes de tomar qualquer atitude é necessário analisar cada passo a ser dado ou correr o risco de cair no esquecimento dos consumidores.

Com certeza você já ouviu a famosa frase “quem não é visto, não é lembrado”, e ela inevitavelmente está correta. Apesar de não parecer ser o momento apropriado para investir em publicidade, pode ser exatamente a melhor hora.

Cortar o orçamento de publicidade é dar espaço ao concorrente. Resumindo, se sua empresa optar por deixar a publicidade de lado, deve estar ciente que a concorrência pode conquistar espaço, fazendo com que sua empresa caia no esquecimento.

Você, provavelmente, deve estar se perguntando: Então o que devo fazer durante a crise?

Tome decisões conscientes

Pense em todas as ações que poderão diminuir os gastos dentro da sua empresa, estude cada uma delas com cuidado e só depois tome uma atitude, seja ela definitiva ou temporária.

“Muitas empresas cortam de imediato os investimentos em propaganda e marketing sem sequer se dar conta de que poderiam reduzir seus custos em áreas operacionais que não serão tão decisivas em momentos de crise.” Diz o consultor Tony Cram, da Ashridge Business School, na Inglaterra.

Seja lembrado

Já sabemos que abrir mão da publicidade não é uma opção favorável, mas isso não quer dizer que deve sair anunciando em todos os tipos de mídias. Para evitar gastos, se mostrar forte e confiante, a empresa deve estabelecer o melhor veículo/canal para passar a mensagem ao cliente.

“Investir em publicidade em períodos turbulentos fortalece a marca perante os consumidores”, diz Gustavo Valle, presidente da subsidiária da Danone.

O período de crise pode trazer benefícios a empresas que escolhem investir em publicidade, como por exemplo, fidelizar clientes e conquistar novos.

Portanto, tenha sempre em mente que a publicidade é importante para a sua empresa. A dica é: Fuja do convencional, aposte suas fichas na publicidade e garanta seu sucesso mesmo em meio à crise econômica.

E a sua empresa? Como reage em tempos de crise?

Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

 

Deixe seu recado abaixo, ou ainda nos ligue:
(15) 3359-7069

Pronto! Recebemos sua mensagem. Em breve entraremos em contato!

Hmmm.. Não está faltando alguma coisa?